História do computador
De acordo com o dicionário Aurélio eletrônico versão 1.2 – 1993, computador é “aquele que faz cômputos, que calcula; máquina à base de circuitos eletrônicos que efetua grandes operações e cálculos gerais, de maneira ultra rápida”.
Ao contrário do que muitos pensam, a história do computador iniciou-se há muitos anos atrás, quando chegou a conclusão de que certos cálculos não poderiam ser feitos apenas com mãos, gravetos e pedras.
Em 4000 a.C. aproximadamente, os sumérios criaram um aparelho formado de uma placa de argila. Nesta, algarismos eram escritos a fim de auxiliar nos cálculos. Esse aparelho era chamado de Ábaco.
A primeira máquina de somar (denominada Pascalina) foi inventada em 1642 por um francês chamado Blaise Pascal. Esta é considerada as precusoras das calculadoras mecânicas devido ao fato de uma agulha mover os discos e de um mecanismo especial levar dígitos de um disco ao outro.
Outras invenções:
*Gottfried Leibnitz: Em 1672, inventou uma máquina que efetuava cálculos de mutiplicação e divisão, que é a precursora das calculadoras manuais.
*Joseph Jacquard: Em 1802, construiu uma máquina de tear e usou cartões perfurados para controlá-la e automatiza-la.
*Charles Babbage: Em 1822, desenvolveu uma máquina capaz de calcular funções trigonométricas e logaritmas. Para isso, usou os cartões perfurados de Joseph Jacquard. Além disso, construiu em 1834 uma máquina analítica que executava as operações de soma, mutiplicação, subtração e divisão, armazenava dados em uma memória e imprimia os resultados. Porém, esta máquina só foi concluída após a sua morte e este equipamento serviu de base para a estrutura atual dos computadores. Devido às suas importantes invenções, Charles Babbage é considerado o “Pai do Computador”.
Em 1890, Hermann Hollerith aperfeiçoou os cartões perfurados de Jacquard para agilizar o censo demográfico dos Estados Unidos e inventou máquinas para manipulá-los. Com isso, Hermann fundou uma companhia um 1896 chamada “TMC - Tabulation Machine Company”. Esta associou-se com mais duas empresas em 1914, formando a “IBM - Internacional Business Machine”, muito conhecida atualmente.
“Em 1930, os cientístas começaram a progredir nas invenções de máquinas complexas, sendo que o Analisador Diferencial de Vannevar Bush anuncia a moderna era do computador. Em 1936, Allan Turing publica um artigo sobre "Numeros Computáveis" e Claude Shannon demonstra numa tese a conexão entre lógica simbólica e circuítos elétricos. Em 1937, George Stibitz constrói em sua mesa de cozinha um "Somador Binário".”
Um professor de Harvard, com auxílio da IBM e apoio do presidente Thomas Watson elaborou, em 1944, o primeiro computador eletromecânico, com “finalidade de decifrar os códigos secretos usados pelo exército alemão na Segunda guerra Mundial.” Denominado Mark 1, este marcou grande avanço para a história do computador.
Gerações de computadores após Mark 1:
*“1ª Geração: 1946 – Eram os computadores de válvulas e entre eles havia o ENIAC, o EDVAC e o UNIVAC. Eles eram enormes e consumiam muita eletricidade. Continham mais de 17.000 válvulas que esquentavam e queimavam a todo instantes.
*2ª Geração: 1948 – Com a invenção do transistor permitiu-se a substituição das válvulas, o que proporcionou muitas vantagens em relação à utilização da energia. O primeiro computador transistorizado foi denominado Leprechaun.
*3ª Geração: Final da década de 50 – Foi concebido o Circuito Integrado ou chip, que surgiu da idéia de unir transistores, capacitores e outros componentes eletrônicos em uma única peça.
*4ª Geração: Chegou-se a esta geração com os circuitos SI (Integração em Grande Escala). Os computadores ficam menores e mais rápidos. Chegaram às casas e pasaram a estar ao alcance de qualquer pessoa.”
Desde que os computadores chegaram às casas e tornaram-se acessíveis, pessoas podem saber notícias do mundo, por exemplo, muito mais rapidamente. Além disso, é possível comunicar-se com qualquer um que esteja conectado ao mesmo tempo. Porém, há um lado negativo nessa inovação tecnológica. O número de obesos aumentou, devido ao fato de alguns passarem horas em frente ao computador, tempo que poderiam estar fazendo exercício. Além disso, muito tempo no computador pode causar alguns problemas de saúde, como tendinite.
terça-feira, 6 de maio de 2008
Inovação Tecnológica: Computador
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário